Antes de matricular seu filho em uma escola, nada mais importante do que conhecer a Instituição de Ensino e entender quais são suas propostas. É por esse motivo que você está pesquisando um pouco mais sobre o Colégio Americano Batista, correto?

Então, vamos ajudar você nesse trabalho. Ao longo desta página você encontrará várias informações importantes que explicam quem somos nós e o que oferecemos para você e para o seu filho.

Como o Colégio Americano surgiu?

O Colégio Americano Batista foi fundado em 1907, sendo fruto da ação missionária de Loren Reno, que contou com a ajuda de sua esposa, Alice Reno, para abrir as portas para a educação.

Antes de a sede ser criada, o Colégio funcionava na casa do missionário. Assim, desde sua criação, o Americano se dedicou a su

Porque a educação está em nosso DNA?

A educação de qualidade faz parte do DNA do Colégio Americano Batista. Isso acontece por causa de nosso fundador, Loren Reno. Além de missionário, ele era uma pessoa apaixonada pelo conhecimento e acreditava no poder transformador que a boa formação tinha.

Não só isso: Reno tinha bacharelado em Pedagogia, Ciência e Teologia, o que mostra seu interesse pelo desenvolvimento humano, pelo aprendizado e pela formação acadêmica.

Qual é nossa missão?

Com esse DNA, o Colégio Americano Batista tem o claro objetivo de oferecer uma formação completa para seus alunos. Utilizamos uma abordagem sociointeracionista e conduzimos o aprendizado levando em conta fatores sociais, históricos e culturais.

Hoje já não podemos mais falar de conhecimentos isolados — mesmo em provas de vestibulares a relação entre diferentes conceitos é exigida. Por isso, adotamos uma postura plena, que favorece o desenvolvimento dos estudantes de maneira crítica, prática e focada.

Como resultado do processo, queremos que nossos alunos se tornem pessoas independentes, desenvolvendo o hábito de estudar e sendo aptos para aprender com ou sem o auxílio de um tutor/professor.

assets-06

O que é a Rede de Ensino Doctum e porque ela é importante?

A Rede de Ensino Doctum (renomada rede de ensino com mais de 80 anos de tradição), em 2010, integrou o Colégio Americano em seu portfólio. Essa união aconteceu graças à proximidade de valores entre o Colégio e a Doctum.

Um dos pontos mais importantes dessa parceria a ser ressaltado é o fato de a Rede de Ensino Doctum ser uma instituição comunitária. Em outras palavras, o resultado obtido é reinvestido na própria atividade educacional, promovendo uma melhoria constante dos serviços oferecidos.

Desse modo, o Colégio Americano conta com um forte aliado para imprimir uma verdadeira mudança, oferecendo uma educação ainda mais moderna e atualizada para a população capixaba.

Quais ciclos de ensino oferecemos?

O Colégio Americano Batista oferece diferentes ciclos de formação para seu filho. Cada série foi cuidadosamente desenhada para se adaptar às necessidades educacionais dos estudantes de diferentes idades.

A seguir, entenda cada um dos ciclos separadamente.



Ensino Infantil

A jornada do seu filho começa na Educação Infantil. Nela, dividimos o plano pedagógico em três etapas: Nível I (3 anos), Nível II (4 anos) e Nível III (5 anos). É nesse período que a criança tem seu primeiro contato com a escola e que as bases do seu aprendizado são formadas.

Assim, ela aprende sobre linguagem oral e escrita, desenvolve seu pensamento lógico matemático, brinca e explora o mundo por meio de movimentos. São nesses três níveis que contribuímos para o desenvolvimento da motricidade e psicomotricidade do seu filho.

Nossa equipe está preparada para os desafios desse momento (choro e resistência da criança, por exemplo). Além disso, os pais podem permanecer na escola nos primeiros dias.

Somado a isso, a criança também tem acesso à Música, Educação Física, Inglês e Arte.

 

Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental I foi pensado para atender crianças do 1º ano (6 anos de idade) até o 5º ano (10 anos de idade). Nesse período partimos da premissa de que a criança precisa desenvolver criatividade, inovação, planejamento e persistência.

Por isso, além do conhecimento acadêmico, também nos engajamos na formação prática de nossos alunos, levando-os a desenvolver disciplina, hábitos de estudo, leitura crítica, habilidade de argumentação e autonomia.

 

Ensino Médio 

Os três anos do Ensino Médio do Colégio Americano são destinados aos estudantes da 1ª série (15 anos) a 3ª série (17 anos). Essa é a época de escolher um caminho a ser seguido e de se preparar para o vestibular.

Tendo em vista esse momento e o futuro acadêmico e profissional do estudante, o Americano mantém seus esforços no ganho de autonomia do seu filho e na construção de uma base sólida, que o permita explorar sua formação — isso é feito por meio de orientações profissionais, feiras, palestras e intercâmbios de experiências com as faculdades da Rede Doctum.

O que nos faz tão diferentes das outras escolas?

 

O Colégio Americano é uma Instituição de Ensino que se destaca pela sua visão e constante atualização. Estamos preocupados em sempre oferecer o melhor para os nossos alunos, por isso não medimos esforços para investir e crescer a cada dia — fato que pode ser visto, inclusive, pela nossa parceria com a Rede de Ensino Doctum.

 


Além disso, o Americano leva em consideração o contexto no qual está inserido e não trabalha apenas com conhecimentos acadêmicos isolados. Isso permite que formemos pessoas mais críticas e hábeis, capazes de pensar de maneira lógica e entender o seu papel e a sua responsabilidade naquilo que fazem.

Saiba Mais!

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!