O Ensino Médio é uma das etapas mais importantes do aprendizado do seu filho. É nele que grandes decisões são tomadas, como qual profissão seguir, qual curso superior fazer e qual faculdade prestar vestibular.

Mesmo sendo possível mudar de ideia no futuro e trocar a profissão ou mesmo “começar do zero”, o que é definido durante o Ensino Médio tem um impacto muito grande em todo o futuro do seu filho.

Por isso, acreditamos que a Instituição de Ensino tem um papel fundamental no preparo deste adolescente, oferecendo bases sólidas para que ele seja capaz não só de tomar suas próprias decisões, mas também de conseguir se destacar no vestibular e alcançar aquilo que  busca.

Qual é a Proposta Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Americano?

Para guiar o jovem durante sua trajetória pelo Ensino Médio, o Colégio Americano segue uma Proposta Pedagógica cuidadosamente desenhada para essa etapa do desenvolvimento do seu filho.

Nesse período, começam as preparações para o Enem. Assim, existe um grande foco no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a realização dessa prova, visto que ela é hoje a principal forma de ingresso nas melhores faculdades do país.

Somado a isso, também nos atentamos às difíceis escolhas que o estudante precisa fazer nesse período. Por isso, oferecemos orientação profissional para auxiliá-lo nessa trajetória e em suas decisões.

Entendemos que as habilidades e competências para a absorção dos conteúdos ministrados precisam de tempo para se desenvolver. Por isso, no Colégio Americano, elas começam a ser trabalhadas no Ensino Fundamental II e o estudante do Ensino Médio já está mais preparado para lidar com a nova demanda de estudos.

Durante todas as séries que se seguem, o estudante recebe todo suporte para desenvolver sua autonomia e adquirir o hábito de leitura. A orientação profissional feita pelo Colégio Americano, ao longo das três séries do Ensino Médio, é feita por meio de palestras, intercâmbios de experiências com as faculdades da Rede Doctum e feiras de profissão.

Como é dividido o currículo escolar nesse ciclo de aprendizagem?

Para oferecer o que há de melhor em educação, o Colégio Americano concentra seus esforços para personalizar cada um dos anos que compõem o Ensino Médio. Desse modo, o aprendizado acontece de maneira paulatina e lógica, respeitando as necessidades individuais de cada estudante e oferecendo as bases para que os alunos possam avançar em seus estudos.

Veja como é feita a divisão em cada uma das séries do Ensino Médio.

1ª série (15 anos)

O primeiro ano do Ensino Médio é um momento de transição. Nele, o processo de passagem entre o Ensino Fundamental e o Médio termina. A partir desse momento, o foco muda e passa a ser voltado para a preparação para os vestibulares.

2ª série (16 anos)

Ao longo do segundo ano do Ensino Médio, os alunos são estimulados a aprimorarem suas habilidades e competências referentes à disciplina, autonomia e hábitos de estudo. Isso é feito para que eles sejam levados, por vontade própria, a estudarem mesmo fora da sala de aula.

Esse é o primeiro passo para que seu filho alcance os melhores resultados nos vestibulares mais concorridos de todo o país.

assets-05

3ª série (17 anos)

No terceiro ano do Ensino Médio, as cobranças e expectativas sobre o aluno aumentam. É nesse período que ele entrará na disputa dos vestibulares e buscará uma colocação no curso de sua escolha.

O foco dessa etapa é em atingir as metas propostas pela escola para os vestibulares prestados. Os estudantes são estimulados a se superarem e alcançarem resultados acima da média.

Porque o Ensino Médio do Colégio Americano é a melhor opção para o seu filho?

O Colégio Americano entende a necessidade de um preparo de excelência para se destacar no vestibular e conquistar a tão sonhada vaga na faculdade. Ao longo dos anos, os vestibulares têm ficado mais competitivos e apenas os alunos com maiores desempenhos conseguem alcançar esse sonho.

Por isso, entendemos que administrar conteúdos diversos e esperar que o adolescente entenda cada matéria estudada não é o melhor caminho para superar essa barreira. Pelo contrário, apostamos em um conhecimento construído ao longo de vários anos.

No Colégio Americano, o estudante aprende a estudar. Ele cria hábitos de disciplina, leitura e autonomia para se tornar uma pessoa independente e responsável. Como resultado, ele passa a ser o principal ator da sua trajetória pelo conhecimento.

Em vez de esperar a cobrança da escola ou dos pais, o aluno do Colégio Americano se engaja nos estudos e tem consciência do seu papel em cada decisão que toma.

Por isso, ano após ano, fomentamos essas habilidades em nossos estudantes. Além disso, passamos a nos preocupar com o vestibular, e falar sobre esse assunto, desde o primeiro ano do Ensino Médio, mantendo um padrão de aprendizado mais eficiente do que se fizéssemos essa mudança apenas no último ano da formação.

É por esses motivos que acreditamos em nosso modelo de ensino e desejamos que você matricule seu filho em nossa formação. Com essa trajetória acadêmica, nossos estudantes podem surpreender mesmo nos vestibulares mais concorridos de todo o país.

Saiba Mais!

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!