A partir dos 11 anos, o seu filho ingressa em uma jornada ainda mais aprofundada pelo conhecimento. É nesse período que o perfil dele se encaixa no ciclo de ensino, chamado de Ensino Fundamental II.

Nesse período, existe um aprofundamento dos conhecimentos e um aprimoramento, ainda maior, das habilidades exigidas de um bom estudante. Somado a isso, o aluno também desenvolve mais autonomia e precisa lidar com um número maior de informações e demandas.

Para que você possa entender como funciona a formação nessa etapa da vida do seu filho, preparamos este material. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Qual é a Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental II?

O ponto de partida para entender o Ensino Fundamental II é olhar a Proposta Pedagógica. Ela é o que direciona as ações de toda a nossa equipe e permite que professores, funcionários e comunidade (incluindo você, pai e mãe) trabalhem em prol de um mesmo objetivo acadêmico.

No Ensino Fundamental II, a premissa que fundamenta todos os anos de formação é a de que por meio da educação o estudante pode desenvolver características essenciais para sua vida, como criatividade, iniciativa, persistência, planejamento, inovação e comprometimento. 

Todas essas competências são essenciais para o bom desempenho acadêmico, profissional e pessoal. É graças a soma da força de cada uma delas que uma pessoa é capaz de tirar seus sonhos do plano imaginário, transformá-los em projetos e executá-los em sua vida.

Ao longo dos anos que representam o Ensino Fundamental II, o estudante passará por séries que recebem o título de: “Autoconhecimento”, “Educação financeira e Escolha profissional”, “Empreendedorismo” e “Mercado de trabalho”.

Como é dividido o currículo escolar nesse ciclo de aprendizagem?

Para que o aprendizado seja adequado para cada criança em sua faixa etária e base acadêmica, o Colégio Americano personalizou cada um dos anos pertencentes ao ciclo do Ensino Fundamental II e deu a eles objetivos específicos e contínuos.

Assim, a cada ano o seu filho avança no mundo acadêmico de maneira controlada, seguindo as premissas estabelecidas, mas respeitando a evolução individual de cada estudante.

Entenda como acontece o aprendizado em cada um desses anos.

6º ano (11 anos)

No sexto ano do Ensino Fundamental II, o estudante finaliza seu processo de transição de segmentos (entre o Fundamental I e o II). Nesse momento, ele é levado a problematizar conceitos, formar hábitos de estudo e manter, em seu desenvolvimento, princípios éticos respaldados nos valores cristãos.

Somado a isso, o estudante é estimulado a buscar sua autonomia, bem como a desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a aprendizagem.

7º ano (12 anos)

No sétimo ano do Ensino Fundamental II, o estudante continua sua trajetória por autonomia. Ele é estimulado a desenvolver competências e habilidades que contribuam com a formação de uma pessoa disciplinada e ética.

assets-11

8º ano (13 anos)

No oitavo ano do Ensino Fundamental II, o aluno do Colégio Americano segue por sua jornada em busca da autonomia. Entretanto, a ênfase dessa etapa é na sistematização de habilidades cognitivas e na análise e síntese.

É com essa demanda que o estudante passa a desenvolver o chamado “conhecimento formal” (aquele que é aprendido na escola, de forma sistemática e planejada).

9º ano (14 anos)

No nono ano do Ensino Fundamental II, o estudante se mantém na trajetória para desenvolver sua autonomia. Somado a isso, é iniciado o processo de preparação para a transição para o Ensino Médio.

Como funciona o atendimento aos pais?

O Colégio Americano defende a necessidade de a família e a escola andarem lado a lado. Por isso, a cada trimestre é realizado um plantão pedagógico de atendimento para que os pais possam conhecer a situação de seus filhos e acompanhar sua evolução.

Durante o atendimento, é possível conhecer o plano de ação, o processo de trabalho do Colégio Americano, o desenvolvimento do aluno e a metodologia que utilizamos. Além disso, essa também é uma oportunidade única para que você contribua com a vivência escolar do seu filho — tudo isso seguindo as orientações de pedagogas experientes.

Nesses encontros também são repassados todas as anotações pertinentes ao trimestre em questão.

 

 

Existe alguma aula específica nessa etapa do desenvolvimento?

Além de oferecer uma educação de base de qualidade, o Colégio Americano localizado no Espírito Santo propicia outras oportunidades de aprendizado por meio das chamadas “aulas específicas”.

Conheça essas alternativas a seguir e entenda como elas contribuem com o futuro do seu filho!

 

Música

As aulas de música contribuem para aguçar a criatividade e a sensibilidade do seu filho. Somado a isso, a criança ainda tem a oportunidade de participar de um musical que é feito anualmente pelo Colégio Americano.

 

Educação Física

O papel do esporte no Ensino Fundamental II é de grande importância. É por meio das atividades propostas, de brincadeiras e jogos simbólicos, que o estudante explora as possibilidades de movimento do seu corpo, melhora sua motricidade e experimenta sensações.

Inglês

No Colégio Americano, o estudante recebe aulas de inglês desde o seu primeiro ano na escola. Aqui, o aprendizado da segunda língua acontece de maneira natural e prática, sendo ela aplicada ao dia a dia e contribuindo para uma formação mais completa e dinâmica.

Arte

As aulas de Arte são um momento único no qual a criança pode explorar sua imaginação, se expressar, treinar sua sensibilidade e desenvolver sua capacidade técnica. No Ensino Fundamental II, as atividades apresentadas têm o objetivo de aprimorar a motricidade fina e grossa da criança, bem como facilitar o manuseio de diversos materiais e ensinar a apreciação das obras de arte.

Saiba Mais!

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!