Terminados os primeiros anos na escola (Educação Infantil), chega a hora de seu filho ingressar no Ensino Fundamental. Nesse período, o desenvolvimento acadêmico acontece com maior intensidade e novos conteúdos são explorados.

Para que você possa conhecer melhor essa etapa do aprendizado do seu filho e o que preparamos para o futuro dele, preparamos este material. Ao continuar a leitura, é possível encontrar tudo o que há de mais importante sobre esse assunto.

Qual é a Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I?

O principal ponto a ser entendido sobre o Ensino Fundamental I é a sua proposta pedagógica. Ela é o que rege a atuação da nossa equipe e determina a forma como será feito o processo de educação.

No Ensino Fundamental I, nos baseamos na premissa de que o aprendizado de qualidade deve desenvolver características essenciais, como é o caso da criatividade, iniciativa, persistência, inovação, comprometimento e planejamento.

Todas essas características contribuem para que os alunos possam transformar seus sonhos e projetos possíveis de serem executados ao longo de suas vidas.

As séries iniciais deste ciclo de aprendizado focam nos seguintes temas: “Descobrindo a si mesmo”, “Descobrindo a vida financeira” e “Aprendendo sobre o Trabalho e as Profissões”. Desse modo, nossas crianças podem ter um desenvolvimento completo, se habituando com o ambiente escolar e apresentando excelente desempenho.

Como é dividido o currículo escolar nesse ciclo de aprendizagem?

O currículo nesse processo de aprendizagem do Ensino Fundamental I do Colégio Americano é dividido em 5 anos escolares (que vão dos 6 aos 10 anos do estudante). Cada um deles tem sua própria proposta.

Entenda cada uma delas!

1º ano (6 anos)

O primeiro ano do Ensino Fundamental I dá continuidade ao trabalho feito no Ensino Infantil. Nesse momento, o estudante continua a desenvolver seus hábitos de convivência e autonomia, bem como suas capacidades cognitivas.

Ao longo deste ano, o aluno consolida seu aprendizado do código alfabético, melhora sua capacidade de lidar com as informações e aprimora a habilidade lógico-matemática, que já estava sendo trabalhada desde o Ensino Infantil.

2º ano (7 anos)

No segundo ano do Ensino Fundamental I, o estudante é levado a desenvolver seus hábitos de organização e estudo. É nesse momento, também, que há um aprimoramento nas capacidades de leitura e escrita, e o aluno se aprimora com relação à forma de lidar com a informação.

Somado a isso, o raciocínio lógico-matemático continua sendo trabalhado ao longo de todo o ano. Esses princípios permitem que seu filho conviva de forma saudável com outras crianças e desenvolva sua própria autonomia.

assets-12

3º ano (8 anos)

No terceiro ano do Ensino Fundamental I, é dada continuidade à aquisição de hábitos de estudo e convivência de nossos alunos. Esse é o momento de ampliar suas capacidades de leitura, escrita e interpretação de textos.

Também são desenvolvidos conceitos matemáticos e a autonomia do estudante continua a ser trabalhada.

4º ano (9 anos)

No quarto ano do Ensino Fundamental I, o estudante passa a desenvolver suas habilidades linguísticas, comunicativas e matemáticas. Esse é o momento de sistematizar o conhecimento e fazer as devidas relações.

Os hábitos de estudo e de convivência continuam a ser incentivados ao longo do quarto ano.

5º ano (10 anos)

No quinto ano do Ensino Fundamental I, inicia-se o processo de preparação para o sexto ano. O estudante é estimulado a desenvolver suas habilidades de argumentação e leitura crítica. Essas capacidades são essenciais para uma interpretação efetiva e formação de princípios éticos e de cidadania.

A autonomia, hábitos de estudo, disciplina e comprometimento são reforçados ao longo de todo o quinto ano.

Como funciona o atendimento aos pais?

Para que vocês, pai e mãe, saibam como anda a evolução de seu filho, o Colégio Americano realiza três plantões pedagógicos de atendimento ao longo do ano. 

Neles, você pode se informar sobre o desenvolvimento do aluno, conhecer o plano de ação, o processo de trabalho da nossa Instituição de Ensino e a metodologia adotada. Essa também é a sua chance de enriquecer as vivências escolares do seu filho.

Além disso, todas as anotações e apontamentos referentes ao trimestre serão entregues nesses plantões.

Quais são os espaços de ensino disponíveis para os alunos?

O Ensino Fundamental I do Colégio Americano conta com uma infraestrutura própria totalmente projetada para melhor atender seus estudantes. Ela é composta por: espaço para roda de conversa, jogos, lanche, atividades coletivas e mais:

  • sala multimídia;
  • sala de leitura;
  • laboratório de ciências;
  • laboratório de informática;
  • sala de inglês e arte.

Existe alguma aula específica nessa etapa do desenvolvimento?

Para contribuir ainda mais com a formação de nossos estudantes, o Colégio Americano localizado no Espírito Santo oferece aulas específicas. Conheça cada uma delas a seguir!



Música

As aulas de música são uma excelente forma de aguçar a criatividade e a sensibilidade de nossos alunos. Somado a isso, os estudantes têm a oportunidade de participarem de um musical feito anualmente.

 

Educação Física

O esporte tem um lugar de destaque na vida do estudante. É por meio dele que as vivências corporais são exploradas e a criança desenvolve as habilidades de movimento que seu corpo permite.

Tudo isso é feito por meio de jogos simbólicos, brincadeiras e atividades que contribuem para uma ampliação do repertório afetivo, social, cognitivo e motor da criança.

Inglês

Respeitando o período de alfabetização de cada criança, o Colégio Americano oferece aulas de inglês que geram familiaridade, dando ao estudante um aprendizado significativo sobre uma nova linguagem.

Por meio de termos do seu dia a dia e trabalhos com a sonoridade, seu filho aprende uma segunda língua enquanto é alfabetizado.

Arte

As aulas de Arte, realizadas em sala apropriada, são oferecidas pelo Colégio Americano para permitir que as crianças desenvolvam sua imaginação, sensibilidade, capacidade técnica e se expressem livremente.

Nas atividades propostas, os alunos trabalham sua motricidade fina e grossa, estímulo à percepção, apreciação de obras de arte e manuseio de diversos materiais.

Saiba Mais!

Preencha o formulário que logo entraremos em contato!